Sistema de gerenciamento de Obras

Passo-a-Passo de uma Obra

Terreno Custo
Localização e acesso
Comercialização de imóveis próximos, como se comporta o mercado de compra venda e aluguel
Condição do solo. Por meio de sondagem podemos conhecer a real condição do solo, e devemos tomar cuidado com isto pois caso o terreno não seja bom o gasto em fundações pode tornar o bom negócio um prejuízo
Nível da rua e do terreno: evitando-se problemas futuros com enchentes
Arborização e insolação. Determinadas árvores não podem ser retiradas. O IBAMA não permite, é crime! O certo é consultar os orgãos competentes. Imagine aquela piscina ou churrasqueira não poder ser construida? Decepção geral da família ou de toda uma equipe que trabahou no projeto.
Taxa de ocupação do terreno e zoneamento
Documentação do terreno. Certidão de Propriedade do Imóvel atualizada, certidões de ações dos distribuidores civis para os proprietários e cônjuges, assim como protestos, ações federais e execuções fiscais, IPTU, Certidão Negativa de Débitos Municipais e caso o proprietário seja pessoa física, requerer também o CND, Certidão Negativa de Débitos junto ao INSS. Estes documentos tem por finalidade mostrar a existência ou não de ações que podem colocar em risco a venda do imóvel
No caso de Imobiliária, caso haja alguma dúvida no tocante a idoneidade da mesma, o CRECI poderá dar maiores esclarecimentos.


Projeto (Custos Iniciais)

Nesta etapa, o acompanhamento de um profissional, como um Arquiteto ou Engenheiro é muito importante.
O MaxxiObra aqui já começa a controlar seus custos(projetos, tapume, luz, arquitetos, etc..) . É a hora de começar a anotar e armazenar os dados para uma futuras consultas.

No Projeto

É bom não esquecer de levar em consideração insolação, fundação, telhado, possíveis ampliações
( adegas, churrasqueira, etc), pontos de elétrica internos e externos, ilmuninação de jardins, alarme, internet, sonorização, telefonia, aterramento, antena, padrão do acabamento e etc.

Planejamento

Todos os projetos estão em ordem, já foram executadas algumas alterações, está tudo certo, é hora de planejar.
Com o auxílio do Engenheiro ou Arquiteto de sua confiança, será efetuado o planejamento da obra. Deverá ser elaborado um cronograma físico/financeiro, que nada mais é do que uma planilha onde serão informadas a sequências de execução dos serviços, prazos e gastos referentes ao material assim como mão de obra.
Um planejamento de obra bem elaborado e bem executado evitará desperdícios, gastos extras além de garantir o cumprimento dos prazos.
Falta pouco, o planejamento está pronto. Próximo passo.

Legalização da Obra
A obra deverá ter um alvará de construção fornecido pela Prefeitura. Para dar entrada neste alvará é necessário IPTU do terreno, escritura de compra e venda e apresentação da planta.
O próximo registro a ser feito é junto ao INSS.
Por lei, todo proprietário de uma construção civil particular é obrigado a efetuar matrícula da Obra junto ao INSS, em até 30 dias a contar do início da mesma ( salvo construções familiares, menores que 70 metros quadrados, sem utilização de mão de obra assalariada e de uso familiar ).
A documentação necessária para esta matrícula é CIC ou RG do proprietário, IPTU, escritura de compra e venda e planta aprovada pela prefeitura.
Tudo regularizado. Próximo passo.

Contratação da Mão de Obra.

O MaxxiObra, poderá ajudar na contratação de pessoal. Tendo a mão um cadastro atualizado de obras anteriores e informações estarão sendo armazenadas iram auxiliar muito o trabalho de escolha dos funcionários e cotações de preços.
Controle de pagamentos e contratos com os colaboradores, agilidade e certeza nas respostas sobra mais tempo para visitar obra que está em andamento, para se conhecer o padrão de limpeza, qualidade, acabamento, prazo e desperdício de materiais, o que poderá evitar muita dor de cabeça no decorrer da obra.

Armazene e cuide dos contratos enviados pelos colaboradores.
Peça orçamento de pelo menos três empreiteiros e negocie (prazo, valor e condição de pagamento, preferencialmente por tarefa executada)
nunca esquecer de elaborar um contrato por escrito. Neste deverá constar tarefas, responsabilidades, prazos, multas e inclusive serviços extras
recolhimento de INSS dos funcionários, pois será necessário apresentá-los para o requerimento do "Habite-se".

Compra de Materiais

Para a compra de material, é indispensável cotar.
Monte uma planilha contendo data, produto ou serviço, fornecedor, quantidade, preço unitário, preço total, prazo de entrega e condição de pagamento. Solicite do fornecedor a cotação por escrito.

Pelo menos quatro empresas são necessarias para se ter uma idéia das reais condições comerciais, e para que você realize o melhor negócio.
Com as condições acima em mãos, você estará apto para negociar e fazer a melhor opção. Não tenha vergonha de pechinchar! Pechincha faz parte do jogo, vale preço, prazo de entrega e condição de pagamento.
Na compra, alguns cuidados devem ser tomados:
o frete por vezes não está incluso.;

Sempre averiguar preço pode não ser tudo. A relação custo X benefício deve ser bem analizada ainda na fase de definição do acabamento. Um produto barato mas que dura pouco e deve ser trocado em pouco tempo, acaba ficando muito caro;
conferir a entrega do material, se é aquele comprado e na mesma quantidade. Certos produtos como por exemplo cimento tem validade, sempre verificar se o produto se encontra dentro do prazo estipulado pelo fabricante


Com o MaxxiObra você terá pleno controle da situação com todas as informações para futuras consultas e dúvidas sobre o empreendimento, lucro real, parcial, até por peça consumida dentro da obra.


Controle de Vendas

O andamento da obra esta tudo em ordem, estão sendo executadas todas as etapas, está tudo certo, é hora de tornar o seu sonho em sonhos de outros com a venda das unidades construidas.
Com o auxílio do MaxxiObras , você organiza o planejamento da venda. Anotando e agenda vendas e parcelamentos com seus clientes, mostrando calculos e resultados rápidamente, feitos por um sistema que mantem sempre a informação ao seu alcance, de uma maneira fácil e agil, pois deter o poder da informação é transmitir aos clientes tranquilidade e segurança na hora da compra ou venda, em qualquer empreendimento que se envolva.


Em resumo

O MaxxiObra, um software voltado para todos os empreendedores da área da construção, com apoio tecnológico de informações sobre sua obra num total, e com fase de crescimento a todo instante conforme as tendências e uso de cada usuário. Moldado para ser rápido e sem muitas burocracias para não elevar e reter muito tempo de quem vai usá-lo.

Home
Dicas
Atualizações
Empresa
Parceiros
Representantes
Fale Conosco

Contato:
(51) 8106-7862